quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

RESSENTIMENTOS


A medida que nos distanciamos dos fatos que marcaram  a nossa vida, e nos habilitamos assim a analisá-los, livres da emoção que anuvia os detalhes, é que percebemos a enorme influência  que ocorrências aparentemente insignificantes tiveram em nossa existência. Conflitos em nosso relacionamento com a família, com os colegas, os mestres, os amigos e até com o desconhecido geram ressentimentos que alteram a nossa atitude em relação aos outros, mudando o nosso rumo e nos levando para onde nunca pretendíamos nos aventurar.

A maior parte  dos ressentimentos é conseqüência direta de  uma expectativa frustrada. A meta não alcançada, a bofetada merecida, o emprego perdido, o acesso negado, a promoção preterida, o prêmio não concedido. Os ressentimentos nos perturbam desde a mais tenra infância e nos perseguem pela vida afora. Podem ser herdados, passando de pai para filho e até para netos. Na infância, pequenas decepções podem ser devastadoras. O castigo injusto, a punição exagerada, o esforço não reconhecido, a boa nota ignorada, o sucesso não aplaudido. Uma festa de aniversário esvaziada pela chuva ou pela ausência de alguém que não podia faltar, como o melhor amigo, o padrinho, o pai, os avós, podem não só estragar a festa como magoar profundamente o aniversariante.
Mais adiante na adolescência e na idade adulta, os ressentimentos continuam a nos afetar no estudo, no trabalho e na vida social. A censura e a humilhação, o ridículo , a indiferença, o constrangimento , o voto contra, o voto em branco, a agressão verbal ou física, o desprezo a omissão . Geralmente o tamanho da mágoa é proporcional ao grau da ofensa. Mas nem sempre. Às vezes uma pequena desatenção tem um efeito devastador, enquanto uma grande ofensa  passa despercebida . Depende naturalmente da personalidade do ofendido, da sua auto estima, das circunstâncias da ocorrência ou da sua repercussão, se a ofensa é pública ou privada, da importância do ofensor, do grau de parentesco e da amizade que lhe devota o ofendido . O deslize do amigo fere mais que o escárnio do inimigo. O magoado se considera sempre a vítima de alguém ou, quem sabe, de uma conspiração. O responsável pela ofensa passará no mínimo a não merecer a atenção do ofendido. Na maioria das vezes um sentimento de vingança se esboçará no espírito da vítima podendo atingir enorme proporções.
Costumamos dar mais importância aos nossos do que aos ressentimentos que provocamos aos outros. Não atinamos porque nossa falta foi tão valorizada pelo amigo ferido. Na verdade, muitas vezes nem percebemos que magoamos e nos surpreendemos com a revelação do sofrimento que causamos a alguém que amamos, sem que nos déssemos conta de que um gesto, ou a falta dele, uma palavra ou o silêncio, tivessem ferido alguém.  by loira

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

APRENDENDO A LIDAR COM O ORGULHO



Este sentimento separa-nos dos outros e só traz atraso para nossas vidas. Mas, com atitudes simples e cotidianas, podemos minar a base que o sustenta até libertarmo-nos dele. O orgulho é o sentido da separatividade. Está calcado no medo - no medo de ser subjugado, no medo de não ser amado, no medo da negação, da anulação, da morte em última análise. 
O que conseguem com atitudes orgulhosas? 
Muitas coisas. Principalmente, permanecer estagnado em seus níveis e padrões de pensamento. Veja que, pelo orgulho, quantas coisas já aconteceram em sua civilização.
O orgulho impede de darem o braço a torcer, como dizem. Que imagem forte, essa, dar o braço a torcer, e que doloroso! Abandonar o orgulho parece doloroso; é como se tivessem que, ao renunciar a ele, transformar-se nas últimas criaturas da Terra. O orgulho parece colocar-lhes de pé, parece ser sua proteção e sua identidade. Mas ele provoca grandes atrasos em suas vidas. O orgulho os afasta dos outros, em primeiro lugar. 
Ao não abandonarem sua opiniões, seus conceitos, suas próprias verdades, não entram em acordo com os outros nem se permitem modificar. O orgulho é algo que precisa ser combatido e eliminado. 
Ele fala fundo, sabemos, é aquele senso também de resistência, de não-entrega, de não-mudança. Mas, vejam que, enquanto tiverem orgulho, têm também conflito, têm guerras, têm desentendimentos, têm sofrimento. Quanto mal lhes traz esse sentimento humano!
É possível abrirem mão do orgulho, é possível abandonar essas posições rígidas em favor da Unicidade? 
Sim, e alguém tem de dar o primeiro passo. 
Alguém tem de começar para permitir ao outro fazer o mesmo, e aí está o grande dilema: como eu vou abrir mão do meu orgulho e ceder à vontade e aos caprichos do outro? 
Ele vai me fazer vítima do orgulho dele, vai me fazer ser subjugado, submisso à vontade dele. 
Também não é assim. Abandonar o seu orgulho não significa sujeição, submissão, desde que tenham firmeza nos seus propósitos. Desde que continuem se pautando no que é melhor para si. O orgulho é um valor tão arraigado no comportamento humano que sequer imaginam o que seria suas vidas sem ele. Mas é sim possível manter-se no seu estado de valores, manter a dignidade, a integridade sem esse nefasto orgulho. 
É ele que impede de pedirem desculpas, mesmo quando reconhecem estar errados. É o que os leva na direção contrária a que intimamente sabem ter de ir, só para não dar o braço a torcer, só para não fazer a vontade do outro. O orgulho impede de ser razoáveis, generosos, de procurar um ser querido, de dar algo de si para o seu semelhante. O orgulho é aquela coisa de eu não vou dar, me rebaixar e humilhar, porque ele vai se sentir o vitorioso. Pois a perda desse orgulho, a negação das atitudes que ele lhes pede e lhes incute a tomar, pode trazer efeitos e conseqüências realmente saudáveis para o seu ser.
Pedir desculpas; dar algo de si que a consciência, pesada e amargurada, pede que se dê; procurar o outro para uma reconciliação. Tantas atitudes são possíveis para quebrar esse orgulho. 
A regra é simples: o orgulho é o que os separa do outro. Então, a negação dele é tudo que os une ao outro. 
É por esse critério que devem se guiar. E verão que, como abrindo mão do orgulho, vocês ganham paz. Quando é uma atitude serena, realmente motivada pela tentativa de Unicidade, vocês não estão minimamente incomodados ou preocupados com o braço a torcer. Vocês saberão e se contentarão com a paz que a vitória sobre o orgulho lhes traz. Quem não se sente aliviado em confessar um erro, em pedir desculpas? Se o outro aceita o erro ou aceita as desculpas, realmente, é problema dele. O que importa é que vocês foram lá e pediram, tiveram essa iniciativa.
Perdoar é outra grande vacina contra o orgulho. Perdoar os erros alheios, as ofensas, o que se disse e magoou. Não se trata de deixar para lá, de tentar esquecer. Perdoar é liberar-se da carga que o orgulho impõe, da mágoa. Isso é perdoar. O perdão também alivia, tira todo um peso de seus corações. Se vocês podem pedir desculpas pelos seus erros, por que não podem tentar desculpar os outros pelos deles, não é mesmo? Agora, perdoar, para isso, não é preciso que o outro venha e lhes peça desculpas. Exigir a retratação do outro seria também uma atitude do orgulho. Perdoar pode ser algo íntimo, de você com você mesmo. 
É até bom comunicar isso à pessoa: você não me deve nada, compreendo sua atitude, você talvez não a tomasse se pensasse melhor. Mas quero que saiba que não estou magoado, ressentido, que botei uma pedra em cima e pronto, passou. Perdoar alguém alivia o fardo da culpa do outro. 
É um ato de extrema caridade, um gesto de grande unicidade, que liberta o outro de seus pesares - e vocês, de seu orgulho

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Formatura Ensino Médio 2011 - Escola Estadual João Brembatti Calvoso



Por mais árdua que seja a luta, por mais distante que um ideal se apresente, por mais difícil que seja a caminhada, existe sempre uma maneira de vencer: A Nossa Fé."
O sucesso é daqueles que batalham, e com toda certeza você é um dos merecedores desse sucesso. Parabéns pela formatura!
Por acreditar que este dia chegaria você se esforçou e buscou a cada dia o seu sonho. Por seus próprios méritos venceu, e hoje os aplausos são todos para você!
Que a alegria de hoje, fique para sempre em você.
O talento, a força de vontade e a persistência trouxeram você até aqui. Esperamos que esta vitória seja o início de muitas outras conquistas.
Pessoas grandes são aquelas que lutam por ideais, e hoje nesta  você prova ser parte dessas pessoas.
A sua conquista vai impulsionar outras buscas e abrir novos horizontes, sempre apontando para um futuro muito luminoso.
O que você alcançou hoje é uma pequena parte do que você ainda pode conquistar com o seu talento. Parabéns e muito sucesso!

                                   
                                    Escola Estadual João Brembatti Calvoso