domingo, 6 de novembro de 2011

PEIBF – Projeto escola intercultural bilíngue de fronteira 2011

As aulas de espanhol  no PEIBF – Projeto escola intercultural bilíngue de fronteira seguem com uma problemática levantada, pelos alunos no qual desenvolvemos as atividades. O intuito das aulas de espanhol é aprender o vocabulário de estruturas comunicativas ao aprendizado das manifestações culturais da nossa fronteira de povos falantes, visando também uma formação critica dos educandos baseada no respeito à diferença e construção de uma sociedade em paz.
As atividades propostas em sala convidam o aluno a expressar oralmente ou por escrito sua compreensão da leitura de textos escritos, da audição de diálogos concluindo assim aquisição de uma segunda língua.
Quando partimos do pressuposto de que aprender uma segunda língua estrangeira é aprender outros modos de expressão de ideias e sentimentos, em diversas situações o aluno estabelece relações entre a cultura dos povos falantes da língua objeto de estudo e sua própria cultura.
A formalização dos conteúdos gramaticais parte invariavelmente da problemática levantada, criando-se assim uma situação concreta de textos e falas.
As aulas seguiram no contexto de diversidades utilizando vários recursos pedagógicos como: recorte e colagem, produções textuais, sala de tecnologia, uso de dicionários, produções textuais, elaboração de cartazes, filmes, CDs de áudio para o escucha em sala de aula, produção de historias em quadrinhos. Em anexo veremos alguns trabalhos desenvolvidos em nossas aulas.
O estudo da língua estrangeira pretende contribuir para o desenvolvimento do aluno, de sua cidadania, criticidade envolvendo-o em interações, no que compete ao espanhol é uma da línguas estrangeiras mais hegemônicas na América Latina, sua aprendizagem oferece a possibilidade de aprender um mundo culturalmente vasto, essa forma de aprendizado passa a ser vista então como forma de encarar a realidade os alunos passam a a compreender melhor e a refletir muito mais sobre sua própria cultura, estabelecendo vínculos, semelhanças e contrastes entre a forma de ser, agir, pensar e sentir outros povos.Quem aprende uma língua nova está se redefinindo como uma nova pessoa.

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