quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Indisciplina: questão social e pedagógica

        
         A questão disciplinar tem sido intensamente vivenciada e debatida nas escolas, apresentando-se como um dos maiores entraves à aprendizagem de qualidade. Além de constituir um “problema”, ela denuncia o atraso em que está inserido o ambiente escolar, apontando para a urgência de avançar pedagógica e institucionalmente. Trata-se de olhar a indisciplina, não como inerente ao aluno, mas atribuir à instituição escolar como um todo, parte da responsabilidade pelo desinteresse do educando, desinteresse este que se manifesta através de atitudes que atrapalham a aprendizagem.
         Essa indisciplina, não é fator isolado, não é problema enfrentado por algumas escolas, podemos generalizar e afirmar que isto ocorre em todas as escolas, seja pública ou particular. Sendo assim, é necessário pensá-la, também, em consonância com o momento histórico, pois a indisciplina escolar não é um fenômeno estático, ao contrário, assume características relacionadas ao contexto social em que os indivíduos estão inseridos.
         Este assunto vem sendo discutido amplamente, não raro ouvimos a imprensa relatar acontecimentos onde a indisciplina nas salas de aula assumiu tais proporções que muitos professores estão com medo dos alunos, se perdeu o respeito pela figura do professor. Sendo assim, estudar as questões relacionadas à indisciplina, suas causas e possíveis soluções se faz necessário e urgente para promovermos uma educação de qualidade e conseqüentemente uma sociedade melhor

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