quarta-feira, 1 de agosto de 2012


                    PROJETO ÁRVORE DA PÁSCOA

A Escola Estadual João Brembatti Calvoso, montou esse ano com as turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental dos períodos matutino e vespertino a árvore pascal representando a Páscoa.

As árvores enfeitadas são um símbolo clássico do Natal, mas existem brasileiros que preservam uma tradição parecida na Páscoa.

Na mais alemã das cidades brasileiras, a Quaresma é época de enfeitar a casa e montar a Osterbaum. O costume veio com os imigrantes que, há 150 anos, colonizaram a cidade de Pomerode, no vale do Itajaí, em Santa Catarina.
“Oster”, em alemão, quer dizer Páscoa. “Baum”, árvore. Osterbaum, árvore de Páscoa. É uma tradição carregada de simbologia. Os galhos secos representam a tristeza pela crucificação e morte de Jesus Cristo. Os ovos lembram vida, a alegria pela ressurreição. E até as cores têm significados.

"O ovo vermelho é o sangue de Cristo, o verde, esperança, o amarelo, luz, e o branco, paz.  É brincando que os pequenos aprendem a manter viva a tradição da árvore de Páscoa que também encanta quem vem de fora.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário